domingo, 4 de março de 2007

Japão


Um pouco sobre a história do Japão...


A história do Japão é, sem dúvida, uma das mais belas do mundo, cheia de mistérios e curiosidades. Poucas pessoas realmente conhecem os fatos que levaram o Japão ao nível que se encontra hoje, com um sentimento de patriotismo forte e uma cultura única. A Terra do Sol Nascente, como é chamada.

O arquipélago japonês
Há 200 milhões de anos, o Japão como conhecemos estava mergulhado no oceano. Ele comoçou a emergir por volta de 100 milhões de anos e nessa época estava preso ao continente asiático num único volume de terra. O território possuía um clima quente e as chuvas eram constantes o que acabou no sugirmento de densas florestas hobitadas por animais muito maiores do que conheçemos hoje, como: elefantes, girafas, rinocerontes(com média de mais de 10 metros de altura), tigres e muitos outros. Descobertos através de diversos fósseis nas variadas regiões do Japão.
Por volta de 20 milhões de anos, a Terra começou a sofrer novas transformações e parte das terras que haviam surgido começaram a submergir, formando um grande lago que há cerca de 200 mil anos se tornou o Mar do Japão, que separa o arquipélago japonês do continente asiático.
O Japão hoje é dividido em em 4 grandes ilhas: Honshu, Shikoku, Kyushu, Hokkaido e 6848 pequenas ilhas.

Eras do Japão
Período"Pré-Cerâmico" ** a 8000 a.C.
As pesquisas afirmam que definir com toda a certeza em que época realmente iniciou-se a civilização japonesa é muito difícil, mas os vestígios de vida no arquipélago indicam que pelo menos há 100 mil anos, foram encontrados s fósseis de mamute e de elefante naumann na parte norte do arquipélago. Instrumentos de pedra e fósseis humanos desse período mostram que esse povo existe desde a idade da pedralascada, chamado também de período Pré-cerâmico.

Período "Jomon" 8000a.C. a 300 a.C.
É o nome da primeira fase da civilização japonêsa. Nesse período, o homem continuava vivendo da caça de animais e de plantas selvagens, mas já se iniciava a produção de recepientes de barro (cerâmica jamon), o uso do arco e flecha e as primeiras tentativas de plantio.

Período "Yayoi" 300 a.C. a 300 d.C.
Período que trouxe mais mudanças ao arquipélago japonês. Foi o marco do começo da cultura de arroz em socalcos e do surgimento de um novo estilo de arte com cerâmica e o trabalho com o metal(bronze e ferro).A população Yayoi cresceu e sua sociedade se tornou mais complexa. Eles viviam em vilarejos permanentes, com construções de madeira ou pedra, acumularam riqueza através da posse de terras e da estocagem de grãos, e criaram distintas classes sociais. Isso foi possível devido à introdução da cultura irrigada de arroz, vinda da Coréia, que era similar à existente no sul e centro da China.

Período "Yamato ou Kofun" 300 d.C. a 593 d.C.
No início desse período, o Japão acabou ficando dividido em várias áreas, devido ao seu relevo, cada uma delas com seus próprios costumes. Novos itens como ferramentas agrícolas e armas começaram a entrar no arquipélago através da Coréia e China, a arte de cerâmica aumentou e tornou-se mais prática e até a escrita chinesa entrou no país parafins comerciais. O budismo foi introduzido graças a esses dois países em 538 d.C.. E foi durante a invasão de cavaleiros da Mongólia( que conquistaram o país) que surgiu a dinastia Yamato , por volta de 250 d.C. Jimmu Tenno se consagraria o primeiro Imperador do Japão.

Período "Asuka"593 d.C. a 710 d.C.
Um período meio conturbado, mas que trouxe muitas das características visíveis até hoje no país.O período Asuka é conhecido pelas relevantes transformações artísticas, sociais e políticas ocorridas, cujas origens remontam ao anterior Período Kofun.
No campo artístico, a expressão estilo Tori é largas vezes usada para fazer referência ao período Asuka. Isto deve-se ao fato de o escultor chinês
kuratsukuri Tori ter trazido o para o Japão o estilo da dinastia Wei do Norte.

Período "Nara" 710 d.C. a 794 d.C.
Foi no início do século VIII que a capital japonesa se transferiu para Nara. Neste período a unidade nacional se fortaleceu, assim como o poder da corte Imperial, que iniciou a tendência pelo domínio privado da terra. Houve também a formação de santuários xintoístas e templos budistas, sendo que o Budismo cresceu muito o que provocou o aumento do poder dos monges que, muitas vezes, chegaram a interferir na política.
A civilização japonesa avançou muito com a adoção da cultura chinesa e também com o desenvolvimento de padrões japoneses próprios na arte e criação literária. Entretanto, este nível de cultura elevada era limitada a capital Nara, dominada pela nobreza.

período "Heian"794 d.C. a 1192 d.C.
Nova sede imperial, Heian que significa capital da paz e da tranquilidade. Nessa época que surgiram os saburais que deram origem aos samurais. Período cheio de evoluções e guerras. Durante muito tempo correram batalhas pelo poder. Depois de tantas batalhas Minamoto Yoritomo assumiu o poder e encerrou esse periodo de guerras.

Período "Kamakura" 1192 d. C. a 1333 d.C.
Minamoto Yoritomo consagra-se o vencedor da batalha e é denominado o Xogum, pelo imperador, assim se inicia uma nova época no Japão, um período em que os samurais se consagraram no poder. Écriado o regime militar conhecido como Xogunato. A capital passa a ser em Kamamura. Um período calma e de relativa evolução termina com a morte deYoritomo. A familia Hojo passa a ser o poder no Japão e o país enfrenta bons tempos, a cultura novamente evolui e as relações com a China mehoram. O Japão é invadido pelo rei da Mongólia, que conquistou a china, tenta por sua vez conquistar o Japão, e é derrotado pelos samurais e ainda tem seus navios atacados por furacões, em duas tentativas. O período chega ao fim quando Xogunato foi derrotado pelo imperador Godaigo, em 1333.


Período "Muromachi" 1333 d.C. a 1573 d.C.
Esse período, apesar de violento, foi marcado por grande evolução econômica e cultural, como a arquitetura, pintura, poesia, canções, a cerimônia do chá e o teatro. Na parte econômica, o poder passa para as mãos do senhores feudais que eram chamados de daymiôs. Conflitos pelaconquista de terras.

Período "Azuchi-Momoyama"1573 d.C. a 1603 d.C.
Devido ao declínio do imperador não houve outra maneira de se defender dos constantes ataques de diversos senhores feudais, que tentavam assumir o poder a todo custo, mas depois de muitas tentativas, somente Oda Nobunaga, um importante general, conseguiu finalmente conquista o poder, assim ressurge o poder imperial no país. Depois de uma traição interna acabou sendo assassinado antes de unificar todo o país. Toyotomi Hideyoshi, que depois de adotar as diversas medidas drásticaspara evitar o possívl golpe finalmente conseguiu unificar o Japão em um único governo. O Jaoão começa aevoluir novamente tenta conquistar a Coréia duas vezes mas falha, o períod acaba com a morte de Hideyoshi.

Período "Edo" 1603 d.C. a 1868 d.C.
Tokugawa Ieyasu assume o poder e logo de cara surpreende a todos traindo o Hideyori(sucessor de Hideyoshi). Conquista o controletotal do país, torna-se então o novo Xogum a mando do Imperador, e estabele-ce na cidade de Edo( agora Tóquio). A sociedade é dividida em 4 classes distintas: samurais(elite), camponeses, artesãos e comerciantes. Os feudos foram distribuídos a pessoas de confiança do xogum, centralizando o poder na capital. O Japão proibiu a entrada de navios portugueses e também o cristianismo foi proibido, assim tendo um um elevado aumento comercial. Estava praticamente fichado ao mundo exterior.

Período "Meiji" 1868 d.C. a 1911 d.C.

Com a mudança do Imperador Meiji para Tóquio, o Japão se encontrava em uma nova fase, onde assina diversos tratados com países do Ocidente. Mitas mudanças ocorreram, que trouxeram a liberdade religiosa e a igualdade social. Graças ao imperador e seus tratados, o Japão passou por uma grande indrustrialização e a chegada de grandes estudiosos ocidentais ajudaram no avanço so país. Os feudos foram extintos e, assim, surgiram as prefeituras e uma verdadeira invasão. Em 1880 o Japão entra em uma crise devido ao investimento na industrialização que só foi extinta com a criaçãodo Banco do Japão.Época que trouxe grandes avanços políticos. Nesse período o Japão passou por duas guerras territoriais e em ambas foi vencedor, em 1910, o Japão ocupa o território coreano(o qual venceu numa batalha). Em 1912, morre o imperador Meiji e esse período chega ao fim com um saldo positivo.


Período "Taisho" 1912 d.C. a 1925 d.C.

O filho do Imperador Meiji assume o poder, chamado Taisho. Aos poucos o governo democrático ganhou grande força. Devido a tratados feitos o Japão acabou entrando na Primeira Guerra Mundial junto aos seus aliados. Sua participaçao ficou bem restrita a pequenos ataques na Ásia. Ao término da guerra, a situaçao do país piorou bastante e se agravou ainda mais quando em 1923 um terremoto praticamente destruiu Tóquio.


Período "Showa" 1926 d.C. a 1988 d.C.

O mundo todo tava enfrentando uma grande crise econômica, inclusive o Japão. Os militares achavam q para solucionar o problema somente a conquista de novas áreas territoriais. Mesmo contra a vontade do Imperador os militares tomaram quase todo o poder. O Japão começava uma pequena gueraa por novos territórios e em 1933 retira-se da Liga das Nações. Em 1937 se inicia a Segunda Guerra Mundial, mas em pequena escala, porem, no dia 7 de dezembrode 1941, o Japão ataca Pearl Harbor, base americana no Havaí. Depois desse ataque, o Japão nunca mais foi o mesmo, pois em 1945 os EUA lançaram bombas atômicas sobre Hroshima e Nagasaki, dando fim à guerra(curiosidade: essa guerra foi relatada em um filme : Pearl Harbor). O imperador se rende e ao final de tudo foram mortos milhões de japoneses, metade do país foi destuido e sua economia arrasada. Terminou a guerra e o Japão se manteve ocupado pelas forças vitoriosas e em 1947 foi criada uma constituição que proibia a resolução de problemas internacionais com guerras. Com a perda do Imperador Hirohito um novo governo começou, a ser a monarquia constitucional sobre o controle de um parlamento. As relações exteriores só começaram apartir de 1951, logo com a ajuda dos EUA, o Japão se tornou um forte potência mundial, uma das principais. Depois de ter entrado em uma crise como petróleo , que só se recuperou com os investimentos nas indrústriasde alta tecnologia, o Imperador falece, marcando o fim desse período.

Período "Heisei" 1926 d.C. a 1988 d.C.

Akihito, filho Hirohito, assume o poder e assim inicia-se uma nova era, marcada por grandes avanços e muita tranquilidade. É devido a todas essas fases a situaçao do Japão atualmente. Vive hoje como um forte potência mundial e um país bem avançado com alta tecnologia.O Japão tem um sistema potítico democrático e pluripartidário. Todos os cidadãos com mais de 20 anos têm o direito ao voto e a concorrer nas eleições nacionais e locais. O Japão também tem um imperador. De acordo com a constituição japonesa, o imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo e que ele não possui poderes relacionados ao Governo.

Fonte: Revista Japão, Editora escala

3 comentários:

Felipe Biox disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Biox disse...

Interessante abordagem do assunto, o qual dificilmente é encontrado desta forma abrangente. Normalmente é abordado de forma restrita, fragmentada, e sem referências geográficas, o que dificulta a percepção da evolução histórica do Japão.
Creio que a história do Japão, cuja riqueza cultural a tantos fascina, também representa uma importante fonte de estudos, pois pode nos ajudar a melhor compreender os processos que culminaram na formação de um dos países que apresenta a melhor qualidade de vida atualmente. Creio que o tema foi, desta forma, uma ótima opção.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.